Provavelmente você já sentiu a sensação de “ouvido tampado” quando viajou de avião, ou quando passou por algum túnel, por exemplo. Essa sensação é normal quando acontece com pouca frequência e em casos isolados como os citados anteriormente.  Mas, quando identificada de forma frequente, é importante investigar a causa da sensação de ouvido entupido e se necessário realizar tratamento, com indicação prévia de um médico especializado, para a resolução correta do problema.

O ouvido entupido, pode surgir acompanhado de outros sintomas, como coceira, dor, febre, vertigem, dependendo do motivo. É importante ficar atento aos sinais.

Quando sentimos o ouvido tampado, é como se algo estivesse atrapalhando e bloqueando a passagem de ar, dificultando a nossa audição. Isso acontece por uma diferença de pressão entre a parte externa da orelha e a região média do canal auditivo. Nas circunstâncias mais comuns, que envolvem mudanças bruscas, como dito anteriormente, na decolagem de um avião, ou em um túnel, são formadas pequenas bolsas de ar nas vias auditivas, gerando uma sensação de abafamento, podendo até causar dor.

Contudo, o entupimento também pode ter origem no acúmulo de cera ou ser resultado de alguma infecção.

 

Agende uma Consulta

Conheça a seguir algumas das principais causas do ouvido entupido

Infecção

A infecção do ouvido, também chamada de otite, é causada por um inchaço no canal auditivo, dificultando a passagem de som até o ouvido interno, por isso, a sensação de ouvido entupido.

Outros sintomas comuns da infecção do ouvido são febres, vermelhidão, coceira, em alguns casos a presença de algum líquido no ouvido. A otite, embora seja mais comum em crianças, pode acontecer em qualquer idade. Nesses casos, procurar auxílio médico é essencial para que o tratamento seja feito da forma correta. O médico pode por exemplo, recomendar o uso de sprays ou antibióticos para o tratamento. Também é essencial descobrir o motivo da inflamação, para evitar que ela retorne.

Cera de ouvido acumulada

 É normal que nosso ouvido produza cera. O cerume tem uma função importante para a saúde do ouvido, ele serve para proteger o canal auditivo contra micro-organismos, poluentes e outros corpos estranhos.

Entretanto, algumas pessoas podem produzir mais cera que outras. Isso pode acontecer caso a limpeza seja feita em excesso. Nesses casos, o organismo entende que é necessário produzir mais cera. Por isso, o ideal é limpar apenas a parte externa do ouvido.

Vale ressaltar que, limpar o ouvido com cotonetes pode agravar o problema, pois ao invés de limpar, eles apenas empurram a cera para dentro da cavidade auditiva, o que pode obstruir o canal que leva os sons até os tímpanos.

Então, a fim de evitar tal risco, vá até um especialista para que ele faça corretamente a limpeza do acúmulo de cera. É importante, não usar receitas caseiras e nem fazer automedicação.

Labirintite

A labirintite é uma doença muito conhecida. Caracterizada pelas tonturas constantes e pela sensação de ouvido entupido.

A região responsável por isso é o labirinto, pois além de cuidar do equilíbrio do corpo, ele cuida também da audição. É comum que pessoas com labirintite reclamem de um zumbido na região do ouvido.

Não existe uma cura para a doença, mas existem alguns medicamentos capazes de controlar a labirintite, aliviando os sintomas, para que a pessoa consiga realizar suas atividades cotidianas, livre de tais incômodos e sensações.

Água no ouvido

 Uma causa muito comum do ouvido entupido, costuma acontecer em épocas quentes, como o verão. Depois de um dia de piscina, cachoeira, ou mar, pode acontecer de entrar água no ouvido, causando a sensação de entupimento. Muitas vezes é possível resolver em casa, basta deitar-se voltado com a orelha pra baixo e aguardar a água sair. Caso o problema persista depois de dois dias, é importante procurar auxílio médico.

 

Agende uma Consulta

 
Colesteatoma

Uma condição menos comum para o ouvido entupido, é o Colesteatoma acontece em quem geralmente tem inflamações recorrentes no ouvido.

Assim, o canal auditivo apresenta um crescimento não muito comum de pele no interior, resultando em um cisto, que dificulta a passagem de som. O tratamento pode ser feito com gotas de medicamentos prescritos pelo médico, aplicadas no ouvido. Em alguns casos é necessária uma pequena cirurgia para retirada do cisto.

Síndrome de Ménière

 A Síndrome de Ménière é relativamente rara e não tem uma causa conhecida. Ela afeta o ouvido interno, causando a sensação de ouvido entupido, perda de audição, tontura e zumbido constante. Os sintomas aparecem de repente e podem durar alguns minutos ou horas.

É comum que a síndrome ocorra entre os 20 e 50 anos e pode causar perda gradativa da audição.  

Já que a cura não é conhecida, o tratamento é feito por um médico especialista que irá indicar alguns medicamentos que ajudarão a controlar os sintomas.

Tratamentos 

Como já dito anteriormente em todos os casos, é importante sempre buscar a ajuda de especialistas, assim, o paciente tem detalhamento da causa, problema e diagnóstico preciso, para indicação da melhor forma de tratamento. Não é indicado métodos caseiros e sem o acompanhamento profissional.

 

Diagnóstico

Quanto antes for feito o diagnóstico e o quanto mais preciso ele for, é melhor para a saúde auditiva do paciente. Isso porque, assim se pode evitar o avanço do quadro de ouvido entupido e impedir o surgimento de novos problemas.

 A saúde do ouvido é aspecto muito importante, por isso, é importante estar atento aos pequenos sinais de divergência. É recomendado em todos os contextos a busca pelo auxílio médico especializado, sendo assim, é importante ressaltar dos riscos que a automedicação pode apresentar a saúde do paciente, podendo agravar o caso ou até ocasionar o surgimento de novos problemas.

Além disso, cada caso é diferente do outro, por isso os tratamentos também são diferentes, isso porque cada indivíduo possui sua individualidade biológica. É importante analisar seu quadro de forma isolada e precisa. Cuide-se!

 

Agende uma Consulta