Sentir uma tontura momentânea, ou ainda uma dor de ouvido que teima em não passar. Quando nosso corpo começa a apresentar alterações ou dores, é hora de redobrar a atenção com a nossa saúde. E saber quando devemos visitar um médico otorrinolaringologista é essencial para termos um diagnóstico preciso de como devemos proceder em caso de uma doença.

O otorrinolaringologista é o médico especializado em doenças ligadas ao ouvido, garganta e nariz, além da cabeça e do pescoço como um todo. Se você anda sentindo dores ou desconfortos nessas regiões, mas não sabe exatamente se é um caso para procurar um otorrinolaringologista, nós da Clínica Sepam listamos abaixo os principais sinais de quando você deve visitar um de nossos especialistas.

Lembramos que muitos desses sintomas se manifestam de forma sutil, podendo se agravar com o tempo.

Principais sintomas e sinais tratados pelo otorrino

Tontura;

Dor de ouvido;

Dor de garganta;

Zumbido no ouvido;

Tosse;

Dor na face;

Obstrução nasal;

Secreção no ouvido (otorreia);

Sangramento no ouvido;

Ronco;

Disfonia (rouquidão);

Visão embaçada ou escurecida;

Pigarros;

Dor de cabeça (cefaleia);

Dificuldade auditiva/surdez;

alergia das vias respiratórias.

Principais doenças diagnosticadas pelo otorrinolaringologista

Sinusites;

Rinites;

Surdez;

Labirintite;

Amigdalite;

Faringite;

Distúrbios do sono;

Alterações das cordas vocais;

Paralisia facial;

Distúrbios de deglutição;

Polipose nasal;

Otites;

Desvio do septo nasal;

Perfuração do tímpano;

Adenoides e amígdalas aumentadas.

Qual o melhor momento para procurar um otorrinolaringologista?

O médico especialista em otorrino é geralmente indicado por outro médico que detecta alguma doença ou alguns dos sintomas listados acima. Porém, se você anda sentindo qualquer tipo de desconforto ou alteração nessas regiões do corpo, não perca tempo e agende uma consulta diretamente com um de nossos especialistas da Clínica Sepam.

A máxima “prevenir é melhor do que remediar” vale em todos os períodos da nossa vida. Consultar um otorrino mesmo que você não esteja sentindo nenhum sintoma é cuidar de si mesmo(a) e a melhor opção para prevenir doenças.

Afinal de contas, a otorrinolaringologia vai muito além de cuidar de inflamações. Alguns dos sentidos e funções mais importantes do corpo humano são tratados pelo otorrino, tais como a fala, o olfato, a audição, a respiração e o equilíbrio. Em outras palavras, a estrutura básica para uma vida mais saudável e repleta de bem-estar.