A cirurgia de adenoide, ou conhecida também como adenoidectomia, é recomendada por um profissional da área, especialista em ouvido, garganta e nariz, o otorrinolaringologista.

A cirurgia de adenoide deve ser realizada em alguns casos, quando não há solução com medicamentos e outros tratamentos mais simples. A indicação mais comum para a cirurgia da adenoide é seu tamanho excessivo, provocando roncos e apneia noturna.

cirurgia-de-adenoide

O que é adenoide?

Localizada entre a garganta e o nariz, adenoide é um conjunto de tecidos linfoides, semelhantes aos gânglios, que auxiliam no sistema imunológico. As adenoides possuem a função de reconhecer micro-organismos, vírus, bactérias e, a partir disso, produzir anticorpos. Ela fica situada atrás do nariz, na rinofaringe, no lugar onde acontece a passagem de ar e onde se inicia a comunicação com o ouvido.

Responsáveis pela proteção da região das cavidades nasais, bucais e garganta, a adenoide se desenvolve no período de formação do ser humano, com idade aproximada entre três e cinco anos.

Com o passar do tempo, em algumas crianças, a adenoide pode se tornar grande demais e persistir inflamada. Em alguns casos, é necessário recorrer à cirurgia, pois ela pode provocar problemas de saúde decorrentes de dificuldades de respiração.

Dessa forma, é comum que, em períodos de inflamação ou infecção, a adenoide cresça e inche, contribuindo para as rinites e sinusites de repetição.

 

Como é a cirurgia de adenoide?

A cirurgia de adenoide é considerada bastante simples. O tempo médio da cirurgia é de trinta minutos e ela é realizada por um médico especialista, o otorrinolaringologista.

Dessa, forma, a adenoide é removida pela boca, sem a necessidade de cortes na pele. A cirurgia também pode ser feita em conjunto de outras, como em caso de desvio de septo e retirada das amígdalas.

 

Quais são os sintomas para se fazer a cirurgia?

-Quando a adenoide é excessivamente grande, conhecida como hipertrofiada, causando dificuldades respiratórias.

-Quando há infecções e inflamações frequentes, o que é chamado de adenoidite

– Roncos e pausas na respiração durante o sono;

– Fala com sons nasais;

– Dificuldades na audição;

– Alterações na arcada dentária, desalinhamento e mudança no crescimento dos ossos da face.

Além disso, a falta de oxigenação, proveniente de uma respiração ruim, acarreta alterações no desenvolvimento pessoal da criança. Problemas como dificuldades de concentração, queda no rendimento, sonolência, déficit de atenção, entre outros podem surgir.

 

Quando a cirurgia de adenoide é indicada?

Adenoidectomia é o nome da cirurgia de remoção da adenoide. É uma opção para quando o tratamento não invasivo não surte mais os seus efeitos e os medicamentos se tornam ineficazes. Algumas indicações para cirurgia incluem:

-roncos;

– Sinusite com frequência;

– Perda auditiva;

– Apneia do sono;

– Obstrução nasal;

-infecções de ouvido frequentes