O fonoaudiólogo é um profissional da saúde, cuja formação é fonoaudiologia. Além disso as atividades desenvolvidas por este especialista vão desde tratamentos dos transtornos da fala, reabilitação auditiva. Até aperfeiçoamento da voz para cantores e locutores. Então se está em busca de Fono em SP, a Clinica Sepam é especializada nesse tipo de atendimento.

 

Acima de Tudo o profissional é responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico. Além de  orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central. Da mesma forma que  da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional. Orofacial, cervical e de deglutição.  Além disso pode exercer também atividades de ensino, pesquisa e administrativas.

 

São vários os motivos que  podem fazer com que alguma pessoa busque por um fonoaudiólogo. Entre elas estão, por exemplo: língua presa, respiração oral, troca de letras, traumas na mandíbula. Além de perda auditiva, resistência da voz, gagueira e disfagia (problemas de dicção e nas cordas vocais).

 

Os profissionais da Clínica Sepam oferecem tratamentos para paciente de todas as idades que tenham alterações na fala e erros de dicção. Além disso a fonoterapia é um tratamento que ajuda também na reabilitação auditiva.

 

Fono SP e a reabilitação auditiva

 

Com o propósito de recuperar as habilidades de auditivas que foram perdidas com o passar do tempo, existem aparelhos que auxiliam na amplificação do som. Certamente atrelado ao acompanhamento do fonoaudiólogo, a busca pela normalidade sonora deve ser gradativa e ser estimulada durante sessões de tratamentos.

 

A Reabilitação Auditiva, por sua vez, deve ser acompanhada pelo tratamento da fonoterapia, que consiste em minimizar os sintomas da deficiência auditiva e, dessa forma, reverter as condições atuais.

 

O tratamento da Fonoterapia é acompanhado por um profissional que deverá emitir uma energia sonora em cada sessão, de modo gradativo. Todavia o processo de recuperação da audição acontece de modo sensível. Ou seja, de acordo com as capacidades e limites de cada paciente.

 

Acima de tudo o fonoaudiólogo respeita a sensibilidade de cada indivíduo.  Além da sua capacidade de adaptação, por meio da associação com o aparelho auditivo.

 

Como é a fonoterapia?

Por meio de sessões semanais, com duração aproximada de quarenta minutos, a fonoterapia é um tratamento de extrema importância para a recuperação da audição. Certamente a Clínica Sepam oferece esse tipo de tratamento.

 

A fonoterapia é uma técnica que utiliza exercícios com a intenção de estimular a motricidade oral e vocal, além da linguagem, da fala e da audição. Esse tratamento é realizado apenas por um especialista da área, o fonoaudiólogo.

 

Durante os encontros, são feitos exercícios para a memória auditiva, localização sonora, atenção auditiva e distinção de sons pela intensidade e frequência.

 

O fonoaudiólogo pode usar sons ambientais ou a própria fala com sons competitivos de fundo, conversas, exercícios de memória com estímulos visuais associados aos sonoros, pequenos textos associados às gravuras para identificação da correspondência correta.

 

Atualmente, existem vários aplicativos e DVDs com exercícios já elaborados para essa finalidade, os quais auxiliam no tratamento.

 

Quais são as especialidades da Fonoaudiologia?

Segundo o Conselho federal da Fonoaudiologia, existem doze tipos de especialidades.

 

  • Audiologia;
  • Linguagem;
  • Motricidade;
  • Saúde Coletiva;
  • Voz;
  • Disfagia;
  • Fonoaudiologia Educacional;
  • Grentologia;
  • Fonoaudiologia Neurofuncional;
  • Fonoaudiologia Funcional;
  • Neuropsicologia;
  • Fluência.