Sinusite | Rinossinusite

nari_vermelhoR inossinusite corresponde a uma inflamação da mucosa que recobre o interior do nariz e dos seios paranasais (seios da face). Seus principais sintomas são obstrução nasal, secreção, dor ou pressão na face e alterações no olfato. Eles variam de intensidade, sendo que não necessariamente todos estarão presentes. Para confirmar o diagnóstico, é importante que um médico realiza um bom exame físico. A rinossinusite é considerada aguda se os sintomas persistirem por menos de 12 semanas, ou crônica, se por mais tempo.

Alguns fatores estão associados a seu aparecimento. Nos casos agudos, os mais comuns são as rinites, principalmente as infecciosas. Quando os sintomas de um resfriado perduram por mais de dez dias, ou aumentam após o quinto dua, provavelmente houve o aparecimento da rinossinusite. Os outros tipos de rinite, assim como alterações da anatomia do nariz (desvio de septo), imunodeficiências, hiperplasia de adenoides ou qualquer outra causa de obstrução nasal podem também ser causas.

Seu tratamento é feito com antibióticos, anti-inflamatórios (corticosteroides), descongestionante e lavagem nasal com soro fisiológico. Como em qualquer doença, é fundamental tratarmos sua origem e não apenas os sintomas.

De forma geral, hábitos saudáveis de alimentação e atividade física são recomendados. Para a maioria, a prática de natação não trará conseqüência, embora alguns pacientes possam ter irritação nasal com o cloro. É importante consultar um médico de confiança para avaliação de cada caso.