Como a estética está envolvida com a autoestima?

Como a estética está envolvida com a autoestima?

A estética está envolvida com a autoestima e é capaz de influenciar a forma com que percebemos a nossa beleza, nossas conquistas, real capacidade e até as questões psicológicas que permitem a interação social e os relacionamentos interpessoais.

Problemas relacionados com a aparência, especialmente do rosto e na região bucal, podem acabar prejudicando o desempenho no ambiente profissional e a tranquilidade de sorrir ou falar em público.

Assim, não somente o bem-estar é comprometido, mas também a capacidade de se comunicar com clareza e de formar laços interpessoais.

Por que é importante cuidar da beleza?

Muitas pessoas consideram o cuidado com a aparência uma frivolidade ou uma ação sem importância. No entanto, cada vez mais percebemos o quanto a nossa imagem pode interferir na sociabilidade e nas atividades do dia a dia.

Afinal, um problema estético, aparentemente sem importância, é capaz de interferir diretamente na nossa autoestima, na capacidade de interação social e nas ações ou decisões que tomamos ao longo do dia. Seja em questões pessoais ou profissionais.

E essa interferência é ainda mais evidente quando os problemas se dão no rosto ou na estética facial, como na pele ou no sorriso. Isso porque, as interferências nesta região são muito mais aparentes e difíceis de esconder.

Assim, questões como quebras dentais ou o amarelamento dos dentes afetam tanto a autoconfiança e autoimagem dos indivíduos, prejudicando a capacidade de receber críticas e até mesmo elogios.

Assim, a procura por tratamentos odontológicos estéticos cresce cada vez mais entre os brasileiros. De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), a realização de procedimentos embelezadores aumentou 300% em apenas 3 anos.

Tratamentos odontológicos que garantem um sorriso perfeito

Atualmente existe uma infinidade de tratamentos e intervenções estéticas odontológicas que são capazes de aperfeiçoar a disposição dos dentes, a estruturação ósseo-facial e a estética do esmalte dental, tornando o sorriso mais bonito e livre de imperfeições.

Entre os procedimentos mais recorridos pelos brasileiros, os mais populares são:

  1. Tratamento ortodôntico

O uso do aparelho de porcelana ou demais acessórios ortodônticos é bastante comum em crianças e adolescentes. No entanto, esse tipo de procedimento tem se tornado cada vez mais comum nos adultos com 30 anos ou mais.

Isso porque, o desenvolvimento no setor odontológico tem permitido a transformação desses dispositivos, possibilitando a criação de aparelhos mais discretos e eficientes, como os alinhadores invisíveis.

Assim, os ortodontistas são capazes de corrigir problemas originados no período de formação das arcadas dentárias, que deixam o sorriso torto e que afetam toda a estrutura facial.

  1. Clareamento dental

A procura por dentes mais brancos e livres de manchas é uma das intervenções mais populares nos consultórios de todo o país. Isso se dá principalmente devido este ser um tratamento não invasivo e muito mais acessível do que as demais intervenções.

Por meio da aplicação do gel de peróxido de hidrogênio, os pacientes conseguem destruir as moléculas de pigmento acumuladas no esmalte dentário e tornar o sorriso mais agradável e harmônico.

  1. Faceta dentária

A faceta dentária é uma técnica utilizada na dentística – especialização da odontologia que foca na beleza do sorriso – que é constituída por lâminas de porcelana ou resina, que recobrem a parte vestibular dos dentes corrigindo inúmeros problemas estéticos, como:

  • Quebras e trincos;
  • Desgaste do esmalte;
  • Diastemas leves ou moderados;
  • Tamanhos diferentes entre os dentes;
  • Escurecimento das estruturas;
  • Falta do alinhamento entre outros.

Esse procedimento conta com a cimentação dessas estruturas artificiais na frente dos dentes. Para que isso seja possível, o dentista deverá realizar um desgaste dos dentes naturais e a fixação das lâminas logo em seguida.

Deste modo, em apenas uma consulta você pode sair do consultório com um sorriso completamente livre de qualquer defeito.

  1. Implante

A perda dentária é uma condição que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afeta mais de 39 milhões de pessoas no Brasil. Isso pode ser resultado de diversas condições e interfere diretamente na aparência e autoestima dos pacientes.  

Nestes casos, o implante dentário é um procedimento cirúrgico que visa a fixação de pinos de titânio nos ossos mandibulares e maxilares. Esse dispositivo servirá como raiz de sustentação para um dente protético, substituindo a perda uma ou mais unidades dentárias.

Desta forma, as pessoas podem desfrutar da recuperação estética do sorriso e evitar que os danos na aparência prejudiquem a capacidade de sorrir ou se comunicar em público.

  1. Lente de contato dental

A lente de contato dental de resina ou de porcelana é uma evolução das facetas dentárias, fazendo com que as lâminas utilizadas para envolver as estruturas dentais sejam confeccionadas por meio da impressão 3D.

Assim, as lâminas são muito mais finas e resistentes, possibilitando mais precisão na modelagem das coroas dentais e exigindo desgastes menos severos na dentição. Por isso, a lente de contato dental é uma das opções mais procuradas nos consultórios.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

× Agende Sua Consulta