Halitose: Como evitar esse problema?
Todo mundo gosta de ser lembrado pelo perfume e pela boa aparência, por isso, a saúde da boca é um cuidado que requer atenção. A halitose é um problema comum que afeta cerca de 40% da população e é causada por diversos motivos.
Trata-se de uma alteração do hálito que se torna desagradavel e surge através de mudanças patológicas ou não.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, essa condição traz problemas sociais, econômicos, psicoafetivos e morais.
Causas comuns da halitose
As causas mais comuns são problemas na funções orgânicas, o que requer tratamento, ou nas funções fisiológicas dos pacientes, o que requer apenas orientação.
Problemas como cáries, má higienização da boca, alterações respiratórias do tipo sinusite e rinite, por exemplo, podem alterar o cheiro do ar expirado pela boca.
Problemas digestivos como úlceras, erupção gástrica, dispepsia e neoplasias também contribuem para o surgimento do mau hálito. Além disso, enfermidades como diabetes, alterações hormonais e até mesmo o estresse alteram o odor.
Alguns hábitos são fatores de risco para o desenvolvimento da halitose, como:
- Resíduos de alimentos acumulados;
- Má higienização bucal;
- Saliva viscosa;
- Desidratação;
- Tabagismo e alcolismo;
- Uso de alguns medicamentos.
Tipos de halitose
Existem alguns tipos diferentes de halitose, saiba mais sobre cada uma delas.
- Halitose fisiológica
Quando ocorre a diminuição do fluxo salivar durante o sono. Ao acordar, quando a pessoa escova os dentes, os valores do fluxo salivar são restabelecidos.
- Halitose medicamentosa
Algumas drogas alteram a sensação do olfato e do gosto, enquanto outras são excretadas através do pulmão.
Alguns medicamentos tranquilizantes e diuréticos, por exemplo, diminuem o fluxo de saliva na boca.
- Halitofobia
Halitofobia ou halitose imaginária, tem origem psicológica nos pacientes, quando eles sofrem de alguma alteração no olfato e passam a acreditar que estão com mau hálito.
- Halitose temporária
A halitose temporária é causada por alimentos como alho, cebola, por exemplo, pois os ácidos desses alimentos são excretados pelos pulmões. Jejum prolongado também pode causar odor temporário.
O diagnóstico da halitose é feito através do cirurgião-dentista por meio da avaliação da boca do paciente. Para identificar, o profissional avalia se há presença de saburra, cáries, doença periodontal e produção de saliva.
Em alguns casos, o dentista pode pedir exames de sangue para saber se existe alguma doença relacionada.
Tratamento e prevenção
Independente da causa da halitose, higienizar a boca de forma detalhada é uma forma de prevenção. Usar fio dental e escovar bem a língua após as refeições pode eliminar o problema, além de prevenir, pois evita o acúmulo de bactérias que formam saburra.
Ter uma dieta balanceada, fazer consultas ao profissional dentista, realizar bochechos com produtos indicados e beber pelo menos 2 litros de água por dia também ajuda no tratamento e prevenção.
Outra forma é evitar o consumo de tabagismo e de bebidas alcoólicas é fundamental para resolver o problema.
Realizar uma raspagem periodontal e alisamento radicular periodicamente também é um dos tratamentos indicados pelos dentistas.
Além de todos os cuidados com a higiene bucal para manter um sorriso bonito e saudável, fazer uso de alguns tratamentos para a aparência ideal dos dentes é muito importante.
Odontologia e estética
Com o avanço da tecnologia na odontologia, recursos como o uso do aparelho lingual tem sido muito procurado, tanto por pacientes que desejam alinhar imperfeições na arcada dentária sem alterar a naturalidade do rosto, quanto por atletas que precisam usar e prevenir machucados causados por impactos.
Esse tipo de aparelho é muito recomendado por ser fixado na parte interna dos dentes, sobretudo por garantir um resultado perfeito em um período mais curto.
A odonto estética está tomando cada vez mais espaço nos consultórios. Esse tipo de tratamento, hoje, é mais acessível e desejado pela população, pois corrige problemas funcionais e estéticos, garantindo resultados eficazes.
Com o avanço das redes sociais, as pessoas estão mais ativas, se preocupando mais com a aparência.
É comum que elas busquem recursos como prótese fixa sobre implante que melhoram a aparência física e, consequentemente, isso eleva a autoestima e a qualidade de vida.
Esse recurso substitui um ou mais dentes, ajudando na função mastigatória, além da beleza do rosto, substituindo casos em que a raiz também foi comprometida.
O procedimento é concluído com a fixação do implante finalizado com uma prótese que fará o papel da coroa do dente, que será parte visível.
Tratamentos como clareamento dental quanto custa estão entre os mais procurados pelos pacientes que desejam um sorriso naturalmente branquinho.
Outra opção muito buscada por adultos, principalmente, é a extração de um ou mais dentes, como consequência de problemas com a saúde da boca.
Um dos dentes muito indicado para a exodontia, é o dente do siso por causar problemas com a erupção.
A extração de dente preço, embora o nome assuste, é mais comum e eficaz do que se pode imaginar. Com a orientação de um profissional dentista de confiança, pode ser o melhor recurso.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.