Herpangina: Conheça mais sobre esse problema
Você já ouviu falar em herpangina? Essa é uma doença causada por um vírus que pode afetar a saúde bucal, principalmente em crianças e bebês entre 3 e 10 anos.
Dessa forma, a doença pode causar sintomas severos, como dores de garganta, febre e mal estar, sintomas que podem durar mais de 10 dias.
Além disso, esse tipo de doença muitas vezes não possui um tratamento específico, sendo apenas recomendadas medidas de conforto para aliviar os sintomas e ajudar na recuperação
Entretanto, do mesmo jeito que esse tipo de doença se instala, ela também vai embora, sendo necessário se atentar a essa doença.
Isso porque, em alguns casos algumas crianças podem apresentar complicações como alterações no sistema nervoso e insuficiência cardíaca ou pulmonar, e por isso, em caso de suspeita deve-se sempre ir ao pediatra para avaliar o caso e iniciar o tratamento mais adequado.
Portanto, confira a seguir mais informações sobre a Herpangina, como tratá-la, evitá-la, e claro, quando perceber que os sintomas estão ligados a esse mal, para que possa buscar ajuda em um consultório de um dentista infantil.
O que é Herpangina?
Essa doença nada mais é do que uma inflamação, que geralmente ataca direto a garganta. Como já citado acima, a doença também costuma preferir atacar as crianças de 3 a 10 anos.
Em suma, esse tipo de inflamação, bastante incômoda, tem como principal característica a formação de lesões, bem dolorosas, que se assemelham a bolhas no fundo da garganta.
Dessa forma, é possível adquirir essa doença através do contato com gotículas de saliva de uma pessoa infectada com o vírus do grupo A vírus Coxsackie. Além disso, também é possível se infectar com o contato de fezes também infectadas.
Em suma, uma vez contaminado, a pessoa ou criança pode manifestar diversos sintomas como:
- Dor de garganta;
- Garganta vermelha e irritada;
- Pequenas feridas brancas dentro da boca;
- Podem surgir ínguas na região do pescoço;
- Febre repentina, que geralmente dura 3 dias;
- Aftas no céu da boca, língua, garganta, úvula e amígdalas.
Vale informar que no menor sinal de qualquer sintoma informado acima é necessário procurar uma clínica dentista 24 horas.
Em suma, após o contágio do vírus, os sintomas podem se manifestar na criança aproximadamente entre 4 e 14 dias após o contato com o vírus.
Dessa forma, através de uma consulta com um especialista, o diagnóstico pode ser feito através da observação dos sintomas, como também é comum o médico solicitar a realização de exames na clínica de dentista para confirmação.
Tratamentos e prevenções
Como tudo na vida, é muito melhor prevenir uma doença do que tratá-la e com a Herpangina não é diferente.
Dessa forma, para evitar a contaminação de um vírus, o protocolo sempre será o mesmo: higienização das mãos e cuidados com embalagens ou coisas sujas que tem contato com a boca.
Portanto, sempre lavar as mãos, principalmente depois de trocar a fralda ou as roupas da criança é uma medida simples que ajuda a evitar a contaminação dessa doença.
Além disso, é importante usar álcool em gel como um hábito, principalmente quando estiver na rua e em comércios com muita gente, como é o caso de comércios como o supermercado, lojas, shoppings, e até mesmo um local perigoso, como o hospital.
Entretanto, uma vez que você ou sua criança acabou infectada, é necessário procurar um dentista 24h e solicitar uma avaliação, pois, o tratamento sempre dependerá do caso e grau em que o vírus e a doença se encontram.
Mesmo assim, o tratamento desse tipo de doença costuma ser o alívio dos sintomas, uma vez que na maioria dos casos o paciente não chega a precisar usar medicamentos específicos com foco em matar o vírus propriamente dito.
Assim, o médico especialista pode recomendar o tratamento em casa através do uso de medicamentos como antitérmicos, remédios que tem como objetivo o alívio da febre, e anti-inflamatórios e anestésicos tópicos nas crianças maiores de 2 anos.
Entretanto, por mais que a maioria dos tratamentos sejam leves, é de extrema importância que isto seja tratado, pois os sintomas podem desencadear problemas na saúde, bem como problemas bucais como o canal, fazendo com que o paciente necessite pesquisar por um dentista que faz tratamento de canal.