Para que serve o Ômega 3 e quais os seus benefícios?
O ômega 3 tem, cada vez mais, se tornado comum na dieta de muitas pessoas. Isso porque esse conjunto de ácidos graxos possui uma grande potência capaz de proporcionar diversos benefícios para o funcionamento do organismo.
O que é ômega 3?
Por conta de suas propriedades, o ômega 3 é considerado um nutriente essencial para aqueles que buscam uma dieta saudável e equilibrada. Diferente do que muitos acreditam, a palavra “gordura” não pode ser associada apenas a algo prejudicial à saúde, existem gorduras consideradas essenciais para o funcionamento adequado do organismo, e o ômega 3 é uma delas.
Dentro de quais propriedades do ômega 3, pode-se caracterizá-lo como um tipo de gordura boa, composto por um conjunto de ácidos graxos que são importantes para o nosso corpo, mesmo que ele não seja capaz de produzi-los. Assim, para suprir o organismo deste potente anti-inflamatório, aposta-se na alimentação ou na suplementação do ômega 3.
Tipos de ômega 3
Dentro dos seus principais benefícios e sua composição, aponta-se três tipos de ômega 3, que podem ser encontrados também em alimentos, como peixes e sementes, ou na suplementação.
Abaixo listamos os três tipos de ômega 3:
– DHA: ácido docosahexaenoico
– EPA: ácido eicosapentaenoico
– ALA: ácido alfalinolênico
Para que serve o ômega 3?
O ômega 3 é muito importante para que diversas funções metabólicas ocorram bem, tornando-se necessária a sua ingestão. Além disso, ele também é indispensável para aqueles que praticam atividade física, pois previnem o desgaste muscular, melhorando o rendimento do praticante. Desse modo, pode-se associar o ômega 3 ao Whey Protein, contribuindo também para a hipertrofia e o aumento da massa muscular.
Benefícios do ômega 3
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Saúde dos Estados Unidos (National Health Interview Survey), o ômega 3 é o suplemento mais consumido no país por adultos e crianças, o que não acontece por acaso, pois ele é apresentado como essencial para uma dieta saudável e balanceada, podendo fornecer diversos benefícios para a saúde no geral.
Ômega 3: como tomar
Nem sempre a ingestão de alimentos ricos em ômega 3 é capaz de suprir as quantidades necessárias para o bom funcionamento do organismo. Este potente anti-inflamatório está presente, principalmente, em peixes do mar, como salmão, sardinha e atum, como também em sementes, como chia e linhaça. A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), que se dirige à prevenção de doenças crônicas, é seguida por especialistas, que indicam uma a duas porções de peixe por semana, cada uma equivalente a um filé de peixe.
Alguns sinais podem apontar a deficiência deste conjunto de ácidos graxos, como dermatite, pele áspera e descamando, conforme dados da Academia Nacional de Medicina dos Estados Unidos. Uma maneira de garantir a ingestão das quantias essenciais de ômega 3 é através da suplementação.
Apresentando-se qual o melhor horário para tomar o suplemento de ômega 3, exibe-se a recomendação do consumo de forma a ser intercalado com alguma refeição, isto é, almoço ou jantar. Assim como, de modo a ser realizado quatro horas antes ou depois da prática de exercícios físicos. Para garantir que os efeitos da suplementação do ômega 3 sejam evidentes e garantidos, o seu consumo deve ocorrer com atividades físicas e uma dieta equilibrada.
Buscando qual o melhor ômega 3, encontram-se diversas opções no mercado. Se o que você procura são opções naturais e concentradas, pode optar pelos suplementos de ômega 3 da Puravida. O Vegan Ômega 3 DHA é 100% vegetal, sustentável e livre de contaminantes. Já o Ômega 3 DHA de óleo de peixe é puro, rico e foi desenvolvido com muito cuidado e dedicação.
Este post foi escrito especialmente para XXXXX e é mais uma iniciativa da Puravida em seu propósito de apresentar os benefícios da prática de um estilo de vida saudável.