
Garganta inflamada com pus: Causas e Tratamento
Difícil encontrar alguém que ainda não tenha sofrido com os incômodos de uma garganta inflamada, não é verdade? Ela pode ser causada pelo uso incorreto da voz, pela presença de vírus e bactérias na região, por doenças diversas e também pode ser motivada por mudanças climáticas, dentre outras razões. A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre esse sintoma, suas causas e vamos aprender também a melhorar esse desconforto quando ele surgir. Continue com a gente.
O que é garganta inflamada?
A garganta inflamada não é uma doença, mas um sintoma. Sua principal característica é a dor local, acompanhada de dificuldade para engolir, tosse, sensação de algo preso na garganta e irritação ou coceira.
Dependendo da causa do problema, a garganta inflamada também pode causar febre, mal estar, inchaço, rouquidão, dor de ouvido, presença de pus e dor de cabeça, dentre outros sintomas.
A inflamação acomete homens e mulheres na mesma intensidade, mas é muito mais comum em crianças e adolescentes.
De uma maneira geral, não é uma condição grave e deve ir embora em alguns dias. Entretanto, deve ser investigada por um especialista quando se torna persistente, frequente e reunir sintomas incapacitantes.
Mas, o que é uma inflamação? A inflamação nada mais é do que uma resposta de defesa do organismo quando percebe algum perigo.
Na tentativa de se proteger, melhorar a circulação local e também o funcionamento da região, o sistema imunológico expande as veias e vasos sanguíneos da garganta, alterando o seu aspecto natural.
É nesse momento que aparece o inchaço, a dor, a sensação de nódulo na garganta e os outros sintomas incômodos já citados.
O que pode causar garganta inflamada?
A garganta inflamada é um sintoma comum a vários tipos de doenças, pode ser causada por alterações climáticas, alergias e também pode ser consequência de maus hábitos adotados durante a vida. Vamos conhecer as principais causas da dor de garganta?
Infecções virais
Como o nome sugere, as infecções virais são causadas por vírus diversos que promovem reação do sistema imunológico ao tentar expulsar esses invasores do nosso corpo. Como exemplos, podemos citar a gripe e o resfriado.
Infecções bacterianas
Já as infecções bacterianas são causadas por bactérias e produzem sintomas mais intensos, como dor, febre e pus. Como exemplo, temos a amigdalite e a faringite, que causa inflamação das amígdalas e da faringe, respectivamente.
Alergias respiratórias
As alergias são reações das nossas vias respiratórias diante de alérgenos, como ácaros, poeira, pólen, pelos de animais, por exemplo.
É o caso da rinite alérgica, uma inflamação das mucosas nasais causada por substâncias que promovem a alergia. Já a sinusite é uma inflamação dos seios da face e pode ser consequência de gripes, viroses e resfriados não curados, além de quadros de alergia.
Além destas, temos também a asma e a bronquite alérgica, condições muito comuns e que também podem causar dor de garganta.
Mau uso da voz
Gritar, falar muito alto ou muito baixo, usar excessivamente a voz e outros hábitos ruins podem gerar nódulos na garganta e funcionar como um gatilho para o surgimento de doenças, como a laringite, por exemplo.
Cantores, professores e demais profissionais que utilizam a voz como ferramenta de trabalho precisam reforçar os cuidados para evitar problemas na garganta.
Hábito de fumar e de ingerir álcool em excesso
O cigarro e o álcool possuem substâncias químicas e tóxicas que danificam os tecidos da garganta, podendo gerar lesões e, consequentemente, inflamações na região. Aliás, o tabagismo é o principal causador do câncer de laringe e de garganta.
Alimentação inadequada
Alimentos excessivamente quentes, ácidos, muito gelados ou estimulantes, como a pimenta, podem causar queimaduras e irritações na garganta e originar a inflamação.
Refluxo gastroesofágico
O refluxo gastroesofágico é uma doença crônica que se caracteriza pelo retorno involuntário dos ácidos estomacais para o esôfago e para a boca. Quando os ácidos passam pela mucosa da garganta frequentemente, provocam irritações e geram a temida inflamação.
Os sintomas do refluxo relacionados à garganta incluem sensação de bolo na região, azia, queimação, tosse e pigarro.
Baixa hidratação
Sim, ingerir pouca água ao longo do dia também pode causar inflamação. A água ajuda a lubrificar e limpar a garganta. Quando é insuficiente, o indivíduo sofre com irritação, pigarro, coceira, força a garganta e facilita o surgimento de lesões.
Exposição ao ar seco
O ressecamento da garganta também pode ser causado pelo clima seco e frio e pelo uso contínuo do ar-condicionado, especialmente quando existe o hábito de dormir com a boca aberta.
Fatores externos e climáticos
Condições climáticas, mudanças de temperatura e degradação do meio ambiente, como a poluição, também são fatores que afetam diretamente as nossas vias respiratórias, facilitando o surgimento de infecções e da garganta inflamada.
Nódulos
Tumores malignos e benignos são menos frequentes do que as demais causas, mas, quando aparecem, provocam lesões, infecções e inflamações.
O que é bom para desinflamar a garganta?
Por se tratar de um sintoma, a melhor maneira de cuidar da garganta inflamada é tratando e curando as suas causas. Logo, o diagnóstico rápido e preciso é essencial para um bom tratamento.
De qualquer forma, temos algumas dicas que vão ajudar bastante a controlar o desconforto causado pela dor de garganta. Veja só:
- Evite alimentos estimulantes, ácidos e irritantes, como café, pimenta, alimentos muito gelados, muito quentes ou de difícil deglutição, pois podem agredir ainda mais a garganta;
- Siga uma dieta nutritiva, saborosa, fácil de digerir e que ajude o seu corpo a se recuperar mais rápido;
Faça gargarejos com água e sal diariamente;
- Ingira bastante líquido ao longo do dia;
- Invista em chás que contenham mel, alho, própolis, gengibre e limão;
- Evite forçar a garganta, mesmo quando ela estiver irritada ou “coçando”.
Como evitar a garganta inflamada?
Vimos que uma das causas da garganta inflamada são alguns hábitos inadequados que adotamos no dia a dia, às vezes, sem percebermos que estamos fazendo mal para o nosso organismo. Por isso, listamos também algumas sugestões para evitar que a dor de garganta se instale na sua rotina.
- Use a sua voz com cuidado, falando no volume adequado, evitando gritos, sussurros e pigarros;
- Evite o cigarro e a bebida alcoólica;
- Mantenha-se hidratado;
- Trate as doenças respiratórias, infecções e alergias logo que surgirem;
- Reduza o uso do ar-condicionado;
- Use máscaras ou evite permanecer em locais fechados, com aglomeração de pessoas;
- Mantenha-se agasalhado durante o tempo frio;
- Siga em repouso. É fundamental deixar o corpo descansar para que ele possa se recuperar completamente;
- Fortaleça o seu sistema imunológico, seguindo uma alimentação nutritiva, dormindo bem, evitando o estresse, ingerindo bastante água e praticando exercícios físicos.
Quando procurar um médico?
Quando causada por uma gripe simples ou resfriado, a inflamação na garganta costuma desaparecer em menos de 5 dias, dependendo da evolução da doença.
Portanto, quando a dor de garganta se torna frequente, tem sintomas intensos e é de longa duração, é imprescindível buscar orientação médica, principalmente quando a pessoa afetada é criança ou idoso.
O especialista que investiga e trata doenças do sistema respiratório, incluindo a garganta, é o otorrinolaringologista.
Qual é a diferença entre garganta com infecção e garganta inflamada?
Garganta inflamada e garganta infeccionada não significam a mesma coisa, apesar de serem usados como sinônimos. Vamos conhecer as diferenças entre essas situações?
Infecção ou inflamação?
A garganta inflamada é um sintoma que acontece por vários motivos diferentes, mas pode ser definida como uma resposta do organismo diante de alguma situação ou agente que não é aceito naquele momento.
Como vimos, o tempo frio é um agente causador da garganta inflamada, assim como a poeira e outros alérgenos. Ou seja, ao se sentir ameaçado, o corpo reage, ativa a circulação da garganta fazendo surgir a inflamação.
Já a garganta infeccionada é um termo usado especificamente para situações nas quais há invasão de vírus, bactérias ou fungos, que conseguem se instalar e produzir sintomas diversos, como a dor de garganta.
Então, a garganta inflamada está associada à infecção, mas é possível ter uma inflamação sem que a causa seja um agente infeccioso.
Ação do sistema imunológico
Outra diferença está na forma com que o sistema imunológico atua nesses casos. A garganta inflamada é uma reação do organismo diante de uma possível ameaça. Já na infecção, o invasor não foi combatido, conseguiu se firmar no interior da garganta e produzir seus efeitos nocivos.
Sintomas
Ainda, podemos diferenciar a garganta inflamada da garganta infeccionada observando os demais sintomas que acompanham a dor. Na inflamação, os sintomas mais comuns são dor ao toque, inchaço, vermelhidão e dificuldade de engolir.
Na infecção, temos dor mais ampla, febre, tosse, mal estar, dor muscular e presença de pus, sinal claro de infecções.
Tratamento
Por fim, a forma de tratar as duas condições são diferentes. Quando se trata de infecção, o médico recomenda o uso de antibióticos. Já quando existe inflamação, a medicação indicada é o anti-inflamatório.
Sobre a Sepam
A Clínica Sepam é especializada em otorrinolaringologia, audiologia, fonoterapia e otoneurologia, com mais de 25 anos de experiência no segmento.
Temos a melhor e mais capacitada equipe de profissionais, todos preparados para realizar diagnósticos e acompanhar tratamentos das mais diversas doenças relacionadas à garganta, nariz e ouvido. Conheça outros diferenciais:
- Localização privilegiada e facilitada;
- Consultas agendadas por telefone ou pelo Whatsapp;
- Horários flexíveis de atendimento, incluindo o período noturno.
O que você pode tratar aqui na Sepam:
- Distúrbios do sono;
- Halitose;
- Labirintite;
- Otorrinolaringologista;
- Tontura e desequilíbrio;
- Doenças respiratórias;
- Alergias;
- Zumbidos no ouvido e alterações auditivas;
- Refluxo;
- Obstrução nasal e muitos outros.
A Clínica Sepam também disponibiliza terapias e exames indispensáveis para o diagnóstico e tratamento de doenças.
Agende uma consulta e tenha acesso a uma clínica que cuida de cada paciente com carinho, individualidade e muita competência.