novo Coronavírus é o nome utilizado para classificar uma família de vírus com formato de coroa. A presença do vírus geralmente é comum em animais, mas pode infectar pessoas, sendo capaz de ocasionar outras doenças. 

Apesar do que muitos pensam, o Coronavírus não é algo recente, sendo sua presença identificada em outros casos de surtos, como o SARS e o MERS. O novo Coronavírus, chamado de COVID-19, teve seus primeiros sinais de existência e propagação no fim do ano de 2019 na cidade de Wuhan na China.

O fato é que este vírus possui alta capacidade de mutação, o que fez com que ele se modificasse ao longo dos anos. 

Período de Incubação

Ao ser infectado com o COVID-19, o organismo do paciente leva cerca de 2-14 dias para apresentar os primeiros sintomas. Esse período é chamado pelos especialistas de período de incubação. 

Vale ressaltar que o novo Coronavírus se propaga de maneira muito rápida e devido ao tempo do período de incubação, existe uma dificuldade em diagnosticar de forma imediata sua presença ou não no organismo humano. ​

Coronavírus no Brasil: Cuidados para evitar a infecção

No Brasil, já existem casos confirmados e isso está colocando a população brasileira em atenção, principalmente porque não se conhece quais são todos os seus sintomas e tratamento.

Certamente, o vírus está mudando a rotina de muitas pessoas ao redor do mundo e agora  está presente também no Brasil. Além disso, muitas pessoas tem se perguntado como fazer para evitar ter contato com o vírus, principalmente, em grandes cidades que possuem um grande fluxo de pessoas em transportes públicos e empresas.

Sendo assim, separamos algumas dicas de cuidados para se prevenir contra o Coronavírus. Confira a seguir!

 

Agende uma Consulta

Dicas para se evitar o novo Coronavírus

cuidados necessários :Coronavírus

Antes de conferir as dicas que separamos, é importante que você saiba que  o Coronavírus é uma das Infecções respiratórias transmitidas através de gotículas de saliva e de catarro, que se espalham pelos locais, ou seja, caso uma pessoa portadora do vírus, espirre, tussa ou de alguma outra forma espalhe sua saliva ou catarro.

Evitar contato com uma pessoa que já esteja infectada com o vírus é muito difícil, pois os sintomas se parecem muito com de uma gripe, como febre, tosse e dificuldade para se respirar.

Por isso, a única forma de se prevenir é tomando alguns cuidados. Confira a seguir quais são os principais:

  • Lavar frequentemente as mãos e usar álcool em gel

Já que o vírus é espalhado através de gotículas de saliva e catarro, é muito importante sempre que possível, lavar muito bem as mãos com água e sabão, principalmente depois de espirrar, tossir, tocar em animais e ter acesso a locais públicos. Além disso, também tenha álcool em gel em sua bolsa ou mochila, assim poderá utilizá-lo até conseguir lavar as mãos. Ao tomar estes cuidados, você evitará que o vírus acesse o seu organismo depois de colocar as mãos em possíveis superfícies já contaminadas.

  • Cobrir boca e nariz ao espirrar

Assim como outros tipos de vírus, sempre ao tossir ou espirrar, cubra sua boca e nariz com lenço descartável ou com o braço. Se todos assim fizerem todos estarão protegidos. 

  • Evite viajar para locais com muitos casos confirmados

Agende uma Consulta

Cancelar uma viagem que já está programa é muito frustrante, sem contar dos custos gerados.  No entanto, no momento, existem países com muitos casos do vírus, sendo melhor que não se viaje para eles, caso seja possível. 

  • Evite passar as mãos nos olhos, boca e nariz

Coçar os olhos, pôr as mãos na boca (roer unhas) e tocar no nariz são hábitos comuns para muitas pessoas, que inclusive se esquecem que dessa forma é possível contrair o vírus. Este é outro motivo para sempre que possível, lavar-se as mãos.

  • Mantenha as vacinas em dia

Não foi comprovado que vacinas para outras doenças reduzem as chances de se contrair o Coronavírus. Mas, em conjunto com ele, outras bactérias e vírus poderiam piorar o quadro do paciente. Inclusive, pessoas com imunidade baixa podem ser mais vulneráveis aos vírus. Por isso, é importante que você mantenha suas vacinas em dia.

  •  Fique atento aos sintomas

Os principais sintomas do Coronavírus são normalmente, obstrução nasal, coriza, dor de garganta, tosse, febre, espirros e se parecem muito com os sintomas de um resfriado ou gripe comum.  Se apresentar sintomas leves ou moderados redobre seus cuidados para evitar a contaminação de outras pessoas. O uso de máscaras, lavagem das mãos e isolamento social são indicados. Fique em casa e procure se necessário orientação médica de preferência por meio de consultas online. Caso apresente febre alta e persistente e/ou falta de ar procure atendimento hospitalar

Outras informações importantes sobre o Coronavírus no Brasil

recuperação Coronavírus

Lidar com epidemia de um novo vírus não é nada fácil, afinal de contas, costuma demorar um tempo para que ele seja desvendado e possam criar um tratamento eficaz para ele.

Por enquanto, o tratamento recomendado para pessoas com o vírus é que se mantenham em repouso e bebam muita água, de preferência líquidos quentes como chás. Além disso, recomendam-se algumas possíveis medidas para o alívio dos sintomas, como uso de medicamento para febre e dor (analgésicos e antitérmicos). Certamente, prescritos por um médico especializado.

ATENÇÃO – o artigo acima não substitui o acompanhamento com médico especializado.