Qual é a importância da Fonoaudiologia na saúde bucal?
A fonoaudiologia atua na promoção da saúde, na prevenção de problemas, na avaliação e na reabilitação das funções auditivas, vestibulares, da linguagem oral e escrita, da voz, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial e de deglutição.
Assim, o profissional fonoaudiólogo é responsável pelo aperfeiçoamento de diversas áreas do aparelho fonador, que auxiliam minimizando e tratando problemas estruturais ou funcionais capazes de interferir em diversos procedimentos odontológicos.
Um dos processos odontológicos afetados é a utilização do aparelho invisível preço ou na aplicação de próteses dentárias.
Isso porque, através desse tratamento os pacientes passam a adquirir hábitos mais saudáveis durante a mastigação, deglutição, fala e respiração, garantindo que as estruturas orofaciais não sejam danificadas ou desgastadas em excesso durante esses processos.
O fonoaudiólogo é um profissional independente que pode trabalhar por meio dos sistemas públicos ou privados de saúde, sendo encontrados em consultórios particulares ou em ambulatórios, hospitais, maternidades e até em atendimento home care.
Importância do acompanhamento com o fonoaudiólogo
A manutenção de uma boa saúde bucal não diz respeito somente à conquista de dentes mais brancos – por meio do clareamento dental a laser –, e de estruturas dentais livres de imperfeições.
Ter uma boca saudável requer também um cuidado interdisciplinar, visando o alcance de um bem-estar pleno para os pacientes. Isso envolve diretamente a fonoaudiologia.
Afinal, assim como as más formações dentárias e ósseas são capazes de interferir na qualidade e no conforto da mastigação, deglutição ou fala, quando essas ações não são realizadas da forma correta elas também podem provocar alterações nas estruturas dentais.
Assim, mesmo com o uso regular dos alinhadores invisíveis, se os pacientes não fizerem um acompanhamento com o fonoaudiólogo, os dentistas terão dificuldades de corrigir os problemas estruturais.
Por outro lado, através desse tratamento interdisciplinar é possível alterar toda a musculatura orofacial – que inclui os lábios, a língua e as bochechas – e fazer alterações na forma com que as pessoas desempenham a respiração, mastigação e dicção.
A fonoaudiologia acaba tornando as ações mencionadas no parágrafo anterior mais estáveis e adequadas.
Deste modo, a fonoterapia pode reposicionar e fortalecer os tecidos orais, impedindo que a má postura seja capaz de empurrar os dentes para uma posição errada ou que comprometa o alinhamento da dentição e a oclusão.
Como a fonoaudiologia auxilia no tratamento odontológico?
Como visto anteriormente, a fonoaudiologia com ênfase na motricidade orofacial auxilia na habilitação ou reabilitação das funções relacionadas com a respiração, mastigação, sucção e articulação da fala, melhorando toda a qualidade comunicativa e de vida dos pacientes.
No entanto, esse cuidado também é fundamental para o sucesso de diversos procedimentos odontológicos, como a lente de contato dental, pois está relacionado diretamente com a qualidade das estruturas dentárias e ósseas.
Neste sentido, a fonoaudiologia pode aprimorar no:
- Tratamento odontopediatra
A fonoaudiologia focada na disfagia é extremamente benéfica especialmente para os pacientes recém-nascidos, pois auxilia em casos de dificuldade na amamentação, na deglutição de alimentos ou na saliva, em decorrência do formato do freio lingual.
Neste caso, em conjunto com um dentista pediatra, o fonoaudiólogo realizará o diagnóstico e a determinação das intervenções necessárias para a correção da disfagia.
- Tratamento ortodôntico
Uma vez que tanto o ortodontista quanto o fonoaudiólogo atuam no aperfeiçoamento do sistema estomatognático, a união destes trabalhos torna o tratamento realizado com o aparelho dentário mais fácil e preciso.
Esse processo realizado por um fonoaudiólogo acaba otimizando os resultados e a atuação de ambos os profissionais.
Afinal, existem diversos casos em que a união dessas especializações é necessária, por exemplo:
- Quando o posicionamento lingual compromete a dentição;
- Vícios de postura lingual;
- Em decorrência da respiração bucal;
- Quando as crianças adquirem hábitos nocivos, como chupar chupeta;
- Distúrbios orofaciais, entre outros.
Em todo caso, a fonoterapia pode minimizar esses efeitos por meio de exercícios que podem ser realizados em consultório ou casa, com ou sem a ajuda de acessórios especializados.
Assim, a ortodontia pode fazer a contenção da movimentação óssea, tornando a mordida mais correta.
- Colocação da prótese dentária
Ao contrário da colocação da lente de contato, onde os pacientes mastigam os alimentos normalmente após a aplicação das facetas de porcelana, na reposição dentária por meio da prótese, realizada em uma clínica de implante dentário, é necessário que se passe um certo tempo sem utilizar um dos lados.
Nestes casos, pode ser que a musculatura local sofra uma perda de massa e assimetria. Assim, o tratamento com o fonoaudiólogo é necessário para restabelecer a força desses músculos, melhorando a mastigação e a adaptação a esse novo acessório odontológico.
- Cirurgia Buco-maxilo
Na cirurgia buco-maxilo facial, ou cirurgia ortognática, o paciente terá as deformidades ósseas corrigidas manualmente por meio do reposicionamento das estruturas esqueléticas da região.
Isso faz com que seja necessário uma readaptação e reabilitação na mobilidade da área.
Por isso, o tratamento fonoaudiólogo é imprescindível para estimular a musculatura local e a reeducação sobre as funcionalidades da área.